segunda-feira, 14 de maio de 2012

Titulo: O massacre dos judeus

Ficha técnica
Autor: Art Spiegelman
Tradução: Antonio de Macedo Soares
Ano de edição completa no Brasil: 2009
Editora: Companhia das Letras
Número de páginas: 297 páginas

  Praticamente todos já conhecemos a história do Holocausto. Já foram lançados vários filmes e livros sobre sua história.
  De todos os filmes e livros que foram lançados sobre a famosa história do Holocausto, o livro “Maus” é o que mais comoveu, por contar detalhadamente o que os judeus sofreram durante o holocausto.
  Durante a leitura do livro, percebe-se que um homem (Art Spiegelman), conta a vida sofrida de seu pai (Vladek), que passou pelo massacre. Ao longo do livro, a habilidade de negociar e se relacionar com as pessoas, de seu pai, foi essencial para sua sobrevivência, negociando comida em troco de serviços, como aulas de inglês, costurando botas rasgadas.
  O autor do livro demonstrou as personagens com formas de animais. Com esse tipo de representação, ele quis dizer que, como na vida real, na qual os gatos representavam os nazistas, que eram mais fortes que os ratos, que representava os judeus e os cachorros, que representavam os americanos, eram mais fortes que os nazistas.
  A história contada pelo autor é representada em quadrinhos, em que é contada detalhadamente cada momento da vida de seu pai, durante o holocausto, como quando Vladek deu aulas de inglês a uma general nazista em troca de comida.
  No livro, o autor quis criticar tanto os alemães quanto os judeus, pois não só os alemães que foram frios durante o massacre, os judeus, só pensavam em si mesmos, brigando entre eles, para conseguir pegar comida do outro e não se ajudavam para tentar sobreviver, como no livro quando alguém tinha a roupa sem piolho e com sopa eles faziam ele derramar uma gota .
  Esse livro é um dos que melhor conta a história do holocausto e a vida sofrida dos judeus durante a guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário